Processo SMC

Definição: Composto termoendurecível reforçado com fibra de vidro em forma de folha, geralmente enrolado em bobinas intercaladas com filme plástico para evitar autoadesão.

Feito através da distribuição de resina mista, cargas, agente de cura, catalisador e agente desmoldante em duas folhas soltas de filme de polietileno. O inferior também contém vidro triturado ou pavio de fibra de vidro. O SMC pode ser moldado em formas complexas com pouco desperdício.

 

O composto para moldagem de folhas (SMC) é um material compósito reforçado com fibra de vidro, produzido em formato de “folha”.
O processo começa quando a fibra de vidro contínua (também chamada de “roving”) é cortada nos comprimentos desejados. Os tecidos são depositados em uma camada inferior de pasta feita de resina e enchimento. A pasta e o tecido de fibra de vidro passam pela máquina de processamento, em um filme portador. Uma camada superior de resina e pasta de enchimento junta as fibras à camada inferior da pasta e é coberta por uma camada superior de filme portador. O “sanduíche de fibra e pasta” é então compactado por uma série de rolos para fazer uma folha contínua de massa de moldagem.

O SMC é feito de 3 componentes básicos: o sistema de resina base, os reforços (fibra de vidro, grafite, aramida) e aditivos que incluem cargas inertes, pigmentos, estabilizadores de UV, catalisadores, inibidores, e espessantes.


Embora basicamente não haja limite para o número e tipos de formulações que podem ser produzidas, é importante priorizar as propriedades desejadas para o produto. Isso ajuda a garantir que o sistema de materiais ideal seja alcançado dentro das diretrizes econômicas do programa.

Moldagem por compressão:

A moldagem por compressão usa principalmente sistemas de resina composta termofixa, que usam calor para formar e definir permanentemente a forma de uma peça. Depois de curada a resina, a peça não pode ser reformada, tornando o processo irreversível.

A moldagem por compressão usa moldes de aço combinados para comprimir uma "carga" pesada de composto de moldagem de chapa (SMC) em uma forma nova e específica. As duas metades do molde, que são montadas em uma prensa de moldagem hidráulica, são fechadas em torno da carga. A combinação de calor (300 graus) e pressão (1000 PSI) fez com que o material termofixo curasse no molde. Os ciclos de moldagem variam de menos de 1 minuto a mais de 5 minutos, dependendo do tamanho e da espessura da seção transversal da peça. O molde é então aberto e a peça removida.